top of page
Herí Brandino Ensinando

Herí Brandino Ensinando

Nesta videoaula, Herí Brandino ensina dois dos diversos ritmos da cultura brasileira: o Samba-Rock e o Forró, usando uma abordagem que possibilite às pessoas a vivência dos ritmos no dia-a-dia, tocando-os no corpo e nos objetos do cotidiano, a hora que quiser. A ideia é que o público em geral possa aprender a tocar a linguagem rítmica do samba-rock e forró no armário da cozinha, na bicicleta, nas panelas, ou caminhando, por exemplo. Para tanto, buscou-se dois pilares de ensino rítmico que estão relacionados a acessibilidade e fácil assimilação: o uso da metodologia mnemônica de ensino musical, que é a atribuição de sílabas para os sons, comumente usada em tradições musicais de países como Uganda, Tanzânia, Índia, Indonésia e outros que receberam povos africanos durante o período da diáspora e colonização, como é o caso do Brasil; e o uso do corpo, dos objetos e sons do cotidiano, de tal maneira que qualquer pessoa que deseje, possa tocar.

Websérie Cascata EPISÓDIO 1: AS JANELAS – O Processo Criativo e a Pandemia. A websérie mostra o processo criativo do grupo contemporâneo da EMESP, que se inspirou na exposição inédita Limiares da artista plástica Regina Silveira para produzir obras musicais. A proposta principal é o diálogo entre diferentes linguagens artísticas. O grupo contemporâneo da EMESP é coordenado pela professora Sarah Hornsby e pelos professores Rodrigo Lima, Pedro Gadelha e Herí Brandino.

Websérie Cascata EPISÓDIO 2: DO CAOS AO AFETO – O Processo Criativo e a Pandemia. A websérie mostra o processo criativo do grupo contemporâneo da EMESP, que se inspirou na exposição inédita Limiares da artista plástica Regina Silveira para produzir obras musicais. A proposta principal é o diálogo entre diferentes linguagens artísticas. O grupo contemporâneo da EMESP é coordenado pela professora Sarah Hornsby e pelos professores Rodrigo Lima, Pedro Gadelha e Herí Brandino.

Websérie Cascata EPISÓDIO 3: A ARTE INSPIRA ARTE – O Processo Criativo e a Pandemia. A websérie mostra o processo criativo do grupo contemporâneo da EMESP, que se inspirou na exposição inédita Limiares da artista plástica Regina Silveira para produzir obras musicais. A proposta principal é o diálogo entre diferentes linguagens artísticas. O grupo contemporâneo da EMESP é coordenado pela professora Sarah Hornsby e pelos professores Rodrigo Lima, Pedro Gadelha e Herí Brandino.

#DicaDoMestre​ da EMESP:

O percussionista e professor de percussão popular, Beto Angerosa, convida o também percussionista e professor de percussão erudita, Herí Brandino, para falar sobre CRIATIVIDADE nos estudos a partir da analogia com o cuidado com as PLANTAS.

Ensino da Percussão
flyer do grupo de percussão.jpeg
cartaz concerto ginga grupo de percussã
Ensino de Rítmica

Ensino de Rítmica

IMG-20180810-WA0016.jpg

Minha pesquisa em ritmo aborda aspectos da linguagem rítmica nos diferentes âmbitos do fazer musical, como a composição, a interpretação e o ensino, e tem como um dos focos investigar as variadas manifestações rítmicas da cultura da música de concerto e popular.

 

No ensino da rítmica busco desenvolver jogos e atividades com percussão corporal e instrumentos musicais, que despertem a percepção total do ritmo, seja ele sonoro, visual ou corporal, tanto no aspecto racional como sensorial.

DSC01215-min.JPG

Outro diferencial do grupo é a movimentação constante no sentido de quebrar os limites dos idiomas musicais, juntando experimentalismo com outros fazeres musicais através de parcerias com compositores da música popular, ou releituras de músicas antigas.

 

O grupo ainda desenvolve um trabalho de formação artística e musical através de concertos com novas obras de jovens compositores brasileiros e concertos didáticos, expondo as várias formas de apreciar a música contemporânea e experimental para jovens de diversas idades.

cartaz-mmc-maio-2016-facebook.png
cartaz grupo contemporâneo emesp.JPG

Uma característica que identifica e diferencia o grupo de música contemporânea da EMESP é a ampliação do entendimento do fazer musical como um fenômeno integrante da percepção total do ser humano, para tanto o grupo busca trazer novas linguagens artísticas em suas apresentações através de parceria com dançarinos, artistas plásticos e a apresentação de obras do teatro musical.

Ensino dos Territórios Musicais
bottom of page